No último fim de semana (30/11 e 01/12) foi realizado o curso de formação de agentes para a implantação da Pastoral da Sobriedade na Paróquia Sant’Ana. Na oportunidade, foram apresentados os membros, que em breve iniciarão as atividades no Centro Pastoral. Venha vivenciar conosco o “Programa de Vida Nova” que busca a Sobriedade como um modo de vida. Pela terapia do amor se trata qualquer tipo de dependência. Propõe mudança e valoriza a pessoa humana. Sobriedade e Paz, só por hoje, graças a Deus!
A Pastoral irá somar forças no grupo já existente de pastorais sociais da matriz de Sant’Ana, como a Pastoral do Povo de Rua, Pastoral dos Nômades, Pastoral Carceraria, Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Familiar e Pastoral da Criança.
A Pastoral da sobriedade
A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química.
É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.
Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social.
Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.
“A Igreja tem por missão transmitir a palavra do Evangelho que abre para a vida de Deus e de fazer descobrir o Cristo, Palavra de Vida, que oferece um caminho de crescimento humano e espiritual.
A exemplo de seu Senhor, e solidário com seus irmãos na humanidade, a Igreja vem em socorro dos menores e dos mais fracos, cuidando daqueles que estão feridos, fortalecendo aqueles que estão doentes, reforçando a promoção pessoal de cada um. – Papa São João Paulo II
Jacyara com informações do sobriedade.org.br