Na manhã deste domingo (17/11), a Paróquia Sant’Ana em comunhão com toda a Igreja Católica, realizou o Dia Mundial dos Pobres, com um evento voltado para todos nossos irmãos e irmãs em algum tipo de vunerabilidade social.
Em virtude deste dia, a nossa Paróquia realizou o seu primeiro evento do Dia Mundial dos Pobres, coordenado pelas pastorais e grupos que compõe nosso setor social e com a ajuda de todos os demais paroquianos. O evento aconteceu na Casa da Misericórdia, nesta manhã de domingo, e iniciou-se com a liturgia da Oração da Manhã presidida pelo nosso pároco, Pe. Paulo Diniz. Logo após, foram disponibilizados a comunidade alguns serviços: consultas médicas, corte de cabelo e manicure, atendimento de enfermagem com aferição de pressão e glicemia capilar, atendimento odontológico, massagem terapêutica e espaço de diversão para as crianças. Além disto, tivemos partilha de alimentos com um lanche, e animação musical feita pelos ministérios que compõem nossa paróquia.
A Instituição do Dia dos Pobres
No ano de 2017, durante o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o 33º domingo do tempo comum que antecede a solenidade de Cristo Rei do Universo, como o Dia Mundial dos Pobres. Neste dia, a Igreja Católica visa estimular, em primeiro lugar, que os cristãos católicos reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ademais, o este convite também se dirige a toda população mundial, para que que pratiquem a solidariedade e partilha, como um sinal de fraternidade.
Todos os anos o Papa Francisco emite uma carta com uma mensagem para que todos possam viver este dia em sua real essência, e este ano, o Papa trouxe na carta do III Dia Mundial dos Pobres o seguinte tema: “A esperança dos pobres jamais se frustrará (Sl 9, 19)”. Este título nos revela uma verdade atual e profunda, que a fé consegue gravar sobretudo no coração dos mais marginalizados. Ademais, este tema também traz a responsabilidade da Igreja, que deve ser presente na concretização de dias melhores para esta população.
Portanto, neste dia, somos chamados a voltar os nossos olhares aos pobres, em estarmos juntamente com eles como irmãos e praticarmos gestos concretos que revelem estes objetivos.
PASCOM SANT’ANA