Advento em Família: Conheça e celebre conosco

Iniciamos o tempo de preparação para o Natal do Senhor. Este tempo chama-se Advento. São quatro semanas de feliz expectativa pela vinda de Jesus, nosso Deus e Salvador.
Como fiel católico, você é convidado a celebrar o Advento com a sua família, com os que você ama.
Para isto, nossa Paróquia está oferecendo este pequeno roteiro com a explicação da coroa do Advento e as orações para o acendimento de cada vela da coroa e a bênção dos alimentos e da família.
Celebremos a alegria de sermos famílias católicas preparando o Natal de Jesus, nossa Luz e Salvação.
– Pe. Paulo Diniz Ferreira

EXPLICAÇÃO DA COROA DO ADVENTO:

Desde a sua origem a Coroa de Advento possui um sentido especificamente religioso e cristão: anunciar a chegada do Natal, sobretudo às crianças, preparar-se para a celebração do Santo Natal, suscitar a oração em comum, mostrar que Jesus Cristo é a verdadeira luz, o Deus da Vida que nasce para a vida do mundo. O lugar mais natural para o seu uso é família.

Com o tempo do Advento, renovam-se os preparativos para celebrar a vinda do Emanuel, o Deus conosco. Em toda boa catequese aprendemos que o advento, cujo termo do latim – “adventos” significa “vinda”, “chegada”, marca o início do Tempo Litúrgico da Igreja Católica e a história da salvação com a encarnação e nascimento do Filho de Deus. Trata-se de um tempo caracterizado pela alegria, vigilância e expectativa em diversos lares cristãos. Na liturgia proposta pela Igreja, vivencia-se este tempo durante quatro semanas ou domingos que antecedem o Natal, mais precisamente, começa com as Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento e termina antes das Primeiras Vésperas do Natal.

  • O Círculo
    A coroa tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. “Porque eterno é seu amor.” (Sl 135)
  • Os ramos verdes
    Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.
  • As velas
    As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.

As quatro velas simbolizam as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo. Assim:

  • a primeira (roxo), é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus;
  • a segunda (verde), é a vela da fé e da esperança dos patriarcas que crêem na promessa da Terra Prometida;
  • a terceira (rosa), é a vela da alegria de Davi pela sua descendência;
  • a quarta (branca), é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.

Nesta perspectiva podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando sua visita ou vinda definitiva no seu Filho Encarnado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:

  • o tempo da criação: de Adão e Eva até Noé;
  • o tempo dos patriarcas;
  • o tempo dos reis;
  • o tempo dos profetas.

Adquirindo seu Cartão Benfeitor você estará nos ajudando a construir a Nova Matriz de Sant’Ana, além de concorrer a todos os prêmios da Campanha Construindo um Sonho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.