Homens de fé renovam o compromisso missionário durante Romaria Nacional do Terço dos Homens

Homens que rezam. Homens que dobram os joelhos para pedir. Homens que entoam a voz para agradecer. Homens que levam nas mãos a mais profunda ligação entre Deus junto a Maria: o santo terço.

Esses são os homens de fé, que na simplicidade, na alegria e na devoção registram na história o movimento do Terço dos Homens como a maior romaria recebida pelo Santuário Nacional de Aparecida.

Em 2022, o encontro voltou acontecer de maneira presencial, e os três dias de programação, levaram a reflexão do encontro dos homens, principalmente, em comunidade, o que também convida a buscar respostas ao pedido do Papa Francisco que chama a Igreja Católica a “caminhar juntos”. Inclusive, este pensamento foi um dos destaques da mensagem do Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo Referencial do Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira, ao fim da celebração da Missa de Envio da XIV Romaria Nacional do Terço dos Homens, que aconteceu neste domingo (20) na Basílica.

Presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, a Missa de Envio, marcou o encerramento do terceiro e último dia da XIV Romaria, que, mais uma vez, reuniu homens conectados pela fé dos quatro cantos do país.

José Francisco Alberto Evaristo é um deles. Convidado, há um ano, para fazer parte do movimento na cidade onde mora, em Guaçuí, Espírito Santo, o vendedor testemunha que traz no coração muita gratidão pelo milagre que acredita ter recebido de Deus.

“Tive aneurisma nas minhas duas pernas e corri o risco de perdê-las. Enquanto seguia na UTI, fui surpreendido por uma pessoa, que eu não sei te explicar quem era, na verdade, ninguém do hospital soube me dizer que era essa pessoa que entrou onde eu estava e afirmou que eu não iria perder as minhas pernas. Logo em seguida entrei no centro cirúrgico e fui surpreendido com a notícia de que, realmente, não era mais necessário fazer a cirurgia. Eu fui curado. Não tenho dúvidas de que foi uma graça que recebi. E hoje, sou ministro da palavra em um a região de 32 comunidades, que conta apenas com dois padres. Então eu fico satisfeito por isso, por estar hoje agradecendo na Casa da Mãe e tendo a oportunidade de ver como a fé do povo é linda. Faz com que a gente tenha mais fé. Estar aqui renova a nossa devoção, e com certeza, voltamos fortalecidos para a casa”.

Quem também participou da Romaria Nacional do Terço dos Homens em Aparecida foi o José Gomes Fonteles que veio do Estado de Goiás e que, agora, retorna renovado na fé e no compromisso missionário que tem como um integrante do movimento do Terço dos Homens.

“O meu coração carrega a certeza de que, nós, os Homens do Terço, somos discípulos convidados a fazer a propagação do Senhor, a levar o conforto para quem não conhece o amor de Jesus. Eu levo o aprendizado que viver em comunidade é ser operário para messe do Senhor. Com a fé e a devoção renovadas, aqui nos transformamos em um novo homem, prontos para a evangelização, afinal , o Terço dos Homens é isso, é viver em comunidade”.

Antes de se despedir da Casa da Mãe, que já esteve outras vezes, mas até então nunca para participar da Romaria Nacional do Terço dos Homens, José Gomes ainda compartilhou o que torna esse momento tão único, tão especial e tão verdadeiro diante de filhos sensibilizados ao amor de uma única Mãe.

“Foi uma experiência única, ver tantos homens com o terço nas mãos, sabendo que Nossa Senhora é a mãe que acolhe os seus filhos sem distinção. Muitos, de nós, chegam derrotados, caídos e sofrendo, e Ela, a Mãe, nos conduz até o centro de tudo, Jesus Cristo. Porque Ele é o caminho, a verdade e a vida. É aquele que nos conduz, e nos restaura”.

Fonte: A12

Adquirindo seu Cartão Benfeitor você estará nos ajudando a construir a Nova Matriz de Sant’Ana, além de concorrer a todos os prêmios da Campanha Construindo um Sonho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.