A paróquia Sant’Ana celebrou três missas de cinza na última quarta-feira, 17, dando início à quaresma. Duas aconteceram no Espaço Fé e Vida, às 7 e às 19 horas, e uma na capela de Santa Luzia no Bairro Mutirão.
Em todas as missas, a presença dos fiéis foi marcante, mesmo com a pandemia e a iminência de chuva na missa da noite. Foram seguidos os protocolos de segurança contra a propagação da COVID-19 adotados em todas as missas celebradas na paróquia neste tempo, como distanciamento e uso de álcool em gel.
Esse ano, por medida de segurança, a novidade foi a imposição das cinzas na cabeça, conforme orientações da Santa Sé. O sacerdote presidente da celebração, Padre Paulo Diniz, apresentou as cinzas antes e pronunciou a fórmula: Convertei-vos e crede no evangelho. E todos responderam juntos: amém. Em seguida os ministros promoveram a imposição das cinzas, sem que fosse dita nenhuma palavra e sem o contato físico. Já que os fiéis, mantendo o distanciamento, se aproximaram e as cinzas foram depositadas na cabeça.
Ao final da celebração, Padre Paulo lembrou a todos da importância de cumprir eleger um propósito para esta quaresma e sugeriu a oração do terço nas famílias, diariamente e numa hora definida e a leitura e meditação da epístola de São Paulo aos Efésios.
Texto: Diassis Alecrim
Fotos: Pascom Matriz Sant’Ana