No último domingo, 26 de fevereiro, a Forania de Sousa realizou a abertura da Campanha da Fraternidade 2023, que pela terceira vez em sua história fala sobre a temática da fome no Brasil, esse ano com o Tema: “Fraternidade e Fome”, e o Lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).
A Abertura aconteceu na cidade de Sousa, onde os fiéis foram acolhidos na Paróquia Sant’Ana dando início a uma caminhada pelas principais ruas da cidade até a Matriz Nossa Senhora dos Remédios, onde foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Francisco de Sales, e concelebrada por todos os padres da forania.
Durante a homilia, Dom Francisco chamou a atenção para que não caiamos na tentação de atrair para nós o olhar, se colocando no lugar de Deus:
“Pensemos, onde estamos nós? como estamos vivendo a nossa fé? qual é o ponto, qual é o centro de nossa experiência de encontro com o Senhor, a nós que temos a missão de mediar encontros com Deus, estamos fazendo de verdade? estamos nos escondendo para que Cristo apareça? estamos diminuindo como irmão para que Cristo resplandeça? estamos sendo apenas aquela voz que grita para que a palavra alcance as pessoas? ou nos projetamos demais atraindo sobre nós um olhar idolátrico, querendo ocupar um lugar que é de Deus”
No final da celebração, Padre Cláudio Praxedes, vigário foranêo agradeceu a todas as equipes que trabalharam na organização, aos padre presentes e a presença do Bispo, e convidou os fiéis para praticarem um gesto concreto nesta quaresma, com a doação de alimentos não-perecíveis a serem entregues em cada uma das treze paróquias que fazem parte da forania.
Em sua mensagem final, Dom Francisco parabenizou o modo tão bonito como a Forania de Sousa, preparou esse momento de abertura da Campanha da Fraternidade, que é sempre muito intenso, festivo e de forma comprometida, sendo um testemunho para toda a diocese.
Por Arthur Dantas