DIOCESE DE CAJAZEIRAS
DOM FRANCISCO DE SALES ALENCAR BATISTA, O. CARM.
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Bispo de Cajazeiras
Carta Convocatória para a 44ª Assembleia Diocesana de Pastoral
Aos sacerdotes, seminaristas, consagrados, cristãos leigos e leigas engajados nas pastorais, membros das
comunidades, movimentos, associações e serviços.
“A missão é intrínseca à fé cristã, pois “conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DAp, n. 29). Precisamos perceber que, “se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência, é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida” (EG, n. 49). (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, n. 115).
Queridos irmãos e irmãs,
Temos a alegria de anunciar a toda Diocese a celebração de nossa 44ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontecerá nos dias 20 a 22 de outubro, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Matias Patrício de Macedo, em Cajazeiras. Em comunhão com caminho pastoral proposto pela Igreja no Brasil, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora – DGAE e, respondendo aos apelos e estímulos advindos do processo de escuta sinodal que realizamos em nossa Diocese, a Coordenação Diocesana de Pastoral – CODAP, escolheu como tema para nossa Assembleia: “Igreja diocesana, peregrina em missão”, e como lema: “… não
podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos” (At 4,20). Iniciaremos nosso encontro fazendo eco do caminho percorrido desde a nossa última Assembleia e dos compromissos assumidos em nosso Plano Diocesano de Pastoral, com um olhar voltado sobre as ações de caráter contínuo que merecem atenção e renovado empenho de todos, tendo em vista a animação da missão e da pastoral em nossa Igreja particular. Compartilharemos a síntese do caminho sinodal e, a partir desta, considerando cada eixo, elegeremos algumas estratégias para respondermos às demandas advindas da escuta do povo de Deus. Construiremos juntos os alicerces de nosso plano diocesano de pastoral para 2023, com o olhar voltado para a permanente responsabilidade missionária de todos os batizados, apresentando indicações práticas para nossas escolhas e o nosso agir pastoral. Recordamos que, segundo o Estatuto dos Organismos Pastorais, são convocados para a Assembleia de Pastoral deste ano os seguintes representantes do Povo de Deus:
- Todos os sacerdotes e diáconos canonicamente domiciliados na Diocese e nela atuantes
pastoralmente; - Os membros da Coordenação da Ação Pastoral – CODAP
- O coordenador do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) de cada Paróquia, Quase Paróquia e Área Pastoral e outro membro do Conselho, sendo um da sede da paróquia outro das comunidades rurais;
- Um(a) representante de cada residência de Instituto de Vida Consagrada, Instituto Secular ou Sociedade de Vida Apostólica presentes na Diocese.
- Um membro de cada uma das Comissões Diocesanas de Pastorais, escolhido pela presidência de cada comissão;
- Um representante de cada uma das Novas Comunidades, que tenham reconhecimento diocesano;
- Uma representação dos seminaristas, designada pelo Bispo Diocesano, juntamente com o Reitor do Seminário;
A Assembleia acontecerá no Auditório Bento XVI, no Centro Diocesano de Pastoral, conforme programação organizada pela CODAP. O custo da inscrição por participante é de 200,00 (duzentos reais) e deverá ser quitado através de boleto bancário a ser enviado às paróquias, para os participantes por estas designados. Os demais poderão quitar sua inscrição no ato da recepção e entrega dos materiais. Como expressão de nosso compromisso com o cuidado da casa comum, comunicamos que não serão usados descartáveis durante a Assembleia. Por isso, pedimos que cada um traga consigo sua garrafa ou o seu copo para serem abastecidos com água potável, colocada à disposição de todos. Contamos com a presença e a disponibilidade dos que foram os convocados e almejamos que a Assembleia de Pastoral possa ser celebrada e vivida em espírito de escuta, de diálogo, de comunhão, participação e corresponsabilidade. Lembramos ainda que a Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP)
constitui a expressão máxima da comunhão pastoral de nossa Igreja particular e o momento da mais ampla e escuta, consulta e participação do Povo de Deus. Por isso, exortamos que cada participante, aberto à ação do Espírito Santo e, perscrutando com atenção os sinais dos tempos, colabore ativamente na construção de percursos pastorais que orientem a caminhada e as ações de nossa Igreja diocesana para o próximo. Conclamamos todos os fiéis diocesanos a acompanharem com sua oração e fraterna comunhão os trabalhos de nossa 44ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Confiamos à materna proteção da Virgem Mãe da Piedade e à intercessão de São Pio X os caminhos de nossa Igreja diocesana, e o êxito da celebração de nossa Assembleia. À nossa Mãe e Padroeira elevemos humildes a nossa suplica: “Caminha conosco, ó Mãe, nas estradas deste sertão! Abençoa a nossa Diocese peregrina em missão!”
Cajazeiras, 01 de outubro de 2022, na festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das Missões.
Com afeto paterno e pastoral
Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm.
Bispo Diocesano